OUTROS MITOS QUE PREJUDICAM QUEM FAZ EXERCÍCIO

As informações erradas a respeito do que a atividade física  proporciona e do que realmente acontece com o nosso corpo requerem sempre que possível a devida consideração crítica e o esclarecimento necessário. Podemos abordar mais algumas dessas controvérsias e discutir o que o conhecimento científico permite esclarecer.

1-      SÓ COMEÇAMOS A QUEIMAR GORDURA APÓS 20 MINUTOS DE ATIVIDADE ?

É até difícil entender de onde nasceu esta ideia. Certamente antes de mais nada este mito deve até desestimular quem pretende remover gordura fazendo exercício. Felizmente  podemos  dizer que isto não procede. A gordura que é um dos combustíveis para gerar energia  durante a atividade física é mobilizada assim que o exercício começa. O que ocorre é que logo no início do exercício sua mobilização é mais lenta e os carboidratos prevalecem como fonte de energia. Entretanto logo nos primeiros minutos do exercício a utilização de gordura aumenta e rapidamente chega até a ser maior do que os carboidratos, sempre na dependência da intensidade do exercício. Quando a intensidade do exercício é muito elevada, impossibilitando sua sustentação por mais que uns poucos minutos, aí sim a utilização de gordura é minimizada. Portanto, a atividade que mais queima gordura é aquela de boa tolerância, que pode ser mantida por período mais prolongado. E sempre mobilizamos gordura desde o início da atividade.

 

2-      EXERCÍCIO AERÓBICO PREJUDICA O EFEITO DA MUSCULAÇÃO?

3-      MUSCULAÇÃO PREJUDICA O CONDICIONAMENTO AERÓBICO?

Esta polêmica nos remete ao início dos anos 70, quando surgiu o movimento dos exercícios aeróbicos estimulado pelos conceitos do professor Cooper. Aliás, seu nome passou a ser sinônimo de atividade física e permanece até hoje dando nome a circuitos de corrida em vários parques em diferentes cidades. O que acontecia é que existia a “tribo” dos praticantes de aeróbicos (principalmente corrida) e a “tribo” dos praticantes de musculação. Quem fazia um tipo de atividade desaconselhava a outra e vice-versa. Esta controvérsia persistiu durante um bom tempo até que as pesquisas das ciências do esporte definiram o consenso científico a este respeito. A verdade é que não existe nenhum problema em associar as duas formas de atividade. Até pelo contrário, quem faz aeróbico, como por exemplo corrida precisa fazer musculação para fortalecer os músculos e além de obter melhora estética mobilizando músculos não solicitados ao correr, comprovadamente previne lesões. Por outro lado, quem faz musculação precisa adquirir condicionamento aeróbico, tanto para contemplar requisitos de saúde e qualidade de vida como para até melhorar o desempenho nos exercícios com peso.

Anúncios

8 thoughts on “OUTROS MITOS QUE PREJUDICAM QUEM FAZ EXERCÍCIO

  1. Meu amigo Professor Turíbio, perfeita as suas colocações. Vamos derrubar estes paradigmas.Fiz o mesmo comentário em uma das minhas Palestras.Um grande abraço

  2. Dr. Turíbio, gostei muito de conhecer seu site! Na internet há muitos “artigos” e matérias sobre atividade física e alimentação com vários erros e baseados e um conhecimento não-científico!!
    Eu entrei na academia e iniciei um treino para hipertrofia, mas preciso perder gordura abdominal… e acabo ficando muito em dúvida sobre se devo ou não fazer atividade aeróbica, pois não querer perder músculo e emagreço muito rápido!!O que me recomenda?
    Abraço!

  3. Olá Dr Turibio, em relação ao treinamento concorrente há um consenso sobre o objetivo do treinamento em relação a ordem dos exercícios, se objetiva hipertrofia primeiramente a musculação, se objetiva ganhos cardiorrespiratórios e perda de gordura primeiramente o aeróbio. Seria isso um mito ou não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s