AS DIFERENÇAS ENTRE HOMEM E MULHER NO ESPORTE

Um dos assuntos relacionados ao esporte que mais curiosidade provoca diz respeito às diferenças entre homem e mulher dando  origem a varias especulações sobre a possibilidade da mulher se igualar ou eventualmente sobrepujar o homem nas modalidades esportivas.

Na realidade, existem diferenças fisiológicas importantes entre homem e mulher que nos obrigam a considerar que igualdade nunca vai existir. As diferenças que mais interferem no rendimento físico podem ser inicialmente relacionadas abaixo para depois justificarmos sua repercussão :

1-       O homem possui mais glóbulos vermelhos no sangue, que são as células que transportam oxigênio para os músculos e demais tecidos do corpo

2-      O homem possui o hormônio testosterona secretado pelos testículos que é o chamado hormônio anabolizante promovendo maior síntese de proteínas nos músculos aumentando a massa muscular

3-      A mulher tem um percentual de gordura corporal maior que o homem, em média cerca de 10 % a mais.

4-      A mulher tem mais flexibilidade que o homem, o que repercute em poder desenvolver maior amplitude articular.

Na verdade estas não são as únicas diferenças, mas talvez sejam as que maior repercussão vão ter no desempenho nos esportes. O fato do homem ter maior número de glóbulos vermelhos sempre lhe dará uma vantagem nos chamados exercícios aeróbicos ou de longa duração como corrida, natação, ciclismo etc. Assim, mesmo que o desempenho esportivo das mulheres venha melhorando  nestas provas, o desempenho masculino sempre será superior.

Por outro lado a influência da testosterona sempre dará ao homem maior massa muscular o que repercute em maior força, potência e velocidade justificando a predominância masculina nos esportes em que predominam estas qualidades como corridas de velocidade, provas de arremesso, impulsão, esportes de força etc.

O fato da mulher ter maior percentual de gordura também representa um fator com influência no desempenho, na medida em que a sobrecarga de massa corporal é maior relativa ao tecido muscular que é o efetor do movimento.

Existem modalidades esportivas nas quais nenhum destes fatores influencia de forma decisiva o desempenho. Talvez o que mais evidencie a igualdade entre o sexos seja o hipismo nas suas diferentes modalidades: salto, adestramento etc.

Finalmente existem as modalidades que são prerrogativas femininas por terem seu desempenho potencializado por requisitos como, flexibilidade, coordenação motora e principalmente delicadeza e graça na execução como fundamentalmente algumas provas da ginástica artística.

De qualquer forma diferenças existem e podemos dizer: felizmente!

Anúncios

7 pensamentos sobre “AS DIFERENÇAS ENTRE HOMEM E MULHER NO ESPORTE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s