A INCÔMODA “DOR DE LADO”

           Existe uma dor associada à prática de exercícios localizada na face lateral do abdomem, logo abaixo da última costela que tende a ir aumentando progressivamente.
Esta incômoda dor, quando aparece, chega a impedir que o indivíduo continue a fazer exercícios causando desconforto e preocupação.
Como ela desaparece de forma praticamente instantânea com o cessar do exercício, conclui-se que está diretamente relacionada com eventos fisiológicos associados à atividade física.

 QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A explicação deste fenômeno é considerada controvertida e ainda causa uma certa discussão no meio médico e científico. Há algum tempo atrás, a explicação mais corrente era de que esta dor fosse uma dor no baço, que é um órgão localizado nesta área, e que nos exercícios mais intensos diminui de tamanho, “esvaziando-se” de sangue. Esta explicação é entretanto atualmente considerada muito pouco provável para explicar o problema. Surgiram então outras hipóteses que têm recebido mais crédito pela comunidade científica. Dentre estas hipóteses aquela que parece explicar com mais propriedade e evidências científicas é a hipótese do efeito do conteúdo do estômago na origem da dor.

 A EVIDÊNCIA MAIS ACEITA
Em um trabalho científico publicado na principal revista de Medicina Esportiva do Mundo, pesquisadores americanos relatam resultados que parecem comprovar a hipótese acima.
No estudo, um grupo de voluntários ingeria uma certa quantidade de líquidos e logo após (portanto com grande conteúdo no estômago) começava a correr em uma esteira rolante. Foram testados 3 líquidos diferentes: refrigerante sem gás, água e isotônico (bebida esportiva). Quando os indivíduos começavam a correr, alguns minutos após constatava-se:

                  – quando se ingeria o refrigerante, mesmo sem gás, aparecia em todos os indivíduos a incômoda dor, o que os obrigava a interromper a atividade.

                  – quando os indivíduos ingeriam água ou isotônico a dor não aparecia em alguns casos e era de intensidade mais leve em outros. Nesse estudo, os autores relataram haver uma vantagem do isotônico em relação à água, o que se justificaria pela maior velocidade de esvaziamento do estômago com o isotônico. Cabe lembrar que propositadamente o volume ingerido era grande (cerca de 1 litro) para que se pudesse desencadear a dor.
Esta evidência portanto vem trazer uma valiosa informação, nos permitindo concluir, que pelo menos em alguns casos a dor do lado é provocada pela permanência de um volume aumentado de conteúdo no estômago durante o exercício.
Para evitar a dor, não devemos portanto fazer exercícios com o estômago cheio, sobretudo após ingerir líquidos com elevado conteúdo de açúcar como os refrigerantes.

Anúncios

6 pensamentos sobre “A INCÔMODA “DOR DE LADO”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s