Ao iniciar um programa de atividades físicas, é frequente a dúvida sobre qual tipo de exercício fazer: aeróbico ou musculação.
Quando não se tem um profissional para orientar e/ou elaborar o programa de exercícios, a tendência é optar pelo tipo de exercício que mais nos agrada.
No entanto, a verdade é que ambos os exercícios são fundamentais para um programa adequado de condicionamento físico.
Para decidir qual o tipo de exercício se vai priorizar, deve-se inicialmente determinar qual é o objetivo principal a ser atingido.
Na impossibilidade de realizar os exercícios em dias alternados, se o objetivo principal é o emagrecimento (perda de gordura), deve-se iniciar pelos exercícios aeróbicos. Se o objetivo é ganhar massa muscular (hipertrofia), deve-se fazer primeiro os exercícios de fortalecimento ou musculação.
Um programa de fortalecimento bem orientado é fundamental para garantir o correto equilíbrio entre as forças de todos os grupos musculares, prevenindo o aparecimento de lesões e ajudando a atenuar as sequelas das já existentes. Além do benefício estético, o aumento da massa muscular favorece o aumento do metabolismo, com consequente aumento do gasto calórico, sendo excelente coadjuvante nos programas emagrecimento.
Os exercícios aeróbicos são sem dúvida nenhuma os melhores aliados de quem quer emagrecer pois, além de ser o tipo de exercício que promove maior gasto calórico, as calorias queimadas são provenientes, principalmente, da gordura.
Portanto, na próxima vez que surgir a dúvida: aeróbico ou musculação, faça os dois!
Show de bola as dicas, estou querendo perder uns 5 kg e compensar com massa muscular.
Obrigado.Boa sorte!
Professor, então o que o senhor acha deste resumo?
Análise crítica do modelo metabólico de emagrecimento
Elke Oliveira e Paulo Gentil