OS MITOS DA QUEIMA DE GORDURA NO EXERCÍCIO

Queimar gordura durante a atividade física é um dos objetivos mais prevalentes nos praticantes de exercícios físicos. Entretanto, muitas vezes sem sabermos sequer a procedência, surgem informações equivocadas que prejudicam e até desestimulam principalmente os iniciantes em programas de exercício.

Uma dessas informações erradas é a de que só começamos a queimar gordura depois de um certo tempo após o início do exercício. Não se sabe por que, surgiu a informação de que só após 20 minutos de exercício começamos a queimar gordura.

Este tipo de informação certamente desestimula quem pretende iniciar um programa de exercícios para redução de sobrepeso. O indivíduo com vida pregressa de inatividade quase absoluta, já fica desanimado em pensar que somente depois de caminhar quase meia hora é que ele estaria começando a reduzir sua gordura corporal.

Felizmente para os “gordinhos” esta informação absolutamente não procede. Ao iniciar uma atividade física, os músculos imediatamente elevam seu metabolismo aumentando a produção de energia e consequentemente incrementando o gasto calórico. O tipo de substrato que vai ser utilizado para a queima calórica é sempre uma mistura de carboidrato e gordura. Logo no início do exercício a mistura tem mais carboidrato do que gordura, entretanto gradualmente a utilização da gordura vai aumentando, dependendo da intensidade do exercício.

Quando o exercício é de boa tolerância, rapidamente a queima de gordura prevalece em relação à utilização dos carboidratos, o que inclusive contribui para que o exercício possa se prolongar.

O que também é importante ressaltar é a necessidade de quantificar a eficiência do exercício para a redução do peso corporal através do gasto calórico total da atividade realizada, deixando a questão de quanta gordura foi queimada em segundo plano.

Mais uma vez, vale lembrar que o importante é gostar do exercício e praticar por prazer e não como obrigação. A perda de peso com redução da gordura corporal vai ser uma consequência natural.

Anúncios

4 thoughts on “OS MITOS DA QUEIMA DE GORDURA NO EXERCÍCIO

  1. Caro Turibio quero que saiba que tenho o senhor como meu mestre!O senhor e o cara!Fico muito feliz em confiar no core 360*,e saber que o senhor esta envolvido nessa tnova modalidade,em arquitetar e ajudar a construção do corpo e mente das pessoas!

  2. Dr Turibio, suas orientações e lições são preciosas!
    Gostaria de saber o contato para consulta. Pessoas do nosso conhecimento estão necessitando de orientação devido a limitações que possuem, mas não impeditivas de exercícios físicos.
    O Sr. poderia nos informar?
    Att Beatriz Cavalcanti

  3. obrigado pelas infomações sou ….um abraço , professor não o conheço mas gostaria se possivel o senhor aplicar curso em Bauru ou Marilia, sou de Santa Cruz do Rio Pardo..e gostaria de fazer mas perto da gente obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s