A POLÊMICA DO ALONGAMENTO

O alongamento já foi assunto de um artigo anterior neste blog. Durante todo este tempo temos falado que existem muitos conceitos errados, que se consagraram pelo uso a respeito de alongamento.

Ultimamente a mídia tem novamente abordado este assunto, voltando a criar polêmicas. A revista Veja publicou recentemente uma extensa matéria relatando pesquisa segundo a qual alongar imediatamente antes de uma atividade física, prejudica o desempenho.

Na verdade, esta pesquisa é apenas mais uma publicada sobre este tema. Se a questão for avaliar o efeito do alongamento realizado imediatamente antes, a referência é uma publicação ainda mais recente. Uma revisão publicada em 2012 que analisou mais de 4 mil artigos concluiu que alongar imediatamente antes de fazer uma atividade física só terá prejuízo sobre o desempenho se a duração do alongamento realizado com cada grupo muscular exceder 45 segundos.

Em outras palavras, o alongamento frequentemente realizado antes dos exercícios que geralmente não passa de 30 segundos para cada grupo muscular não tem nenhum prejuízo sobre o desempenho.

O que vale a pena mais uma vez enfatizar, é que alongamento é um procedimento que visa melhorar flexibilidade. A melhora da flexibilidade pode prevenir lesões e até melhorar o desempenho. Entretanto, a melhora da flexibilidade é um benefício que se adquire por efeito crônico da prática de exercícios de alongamento e não um benefício adquirido imediatamente após alongar por 30 segundos um grupo muscular.

Alongar deve ser um hábito regular e até se possível diário. Se a ideia for realizá-lo antes de correr, pedalar, nadar ou fazer musculação, não existe nenhuma contraindicação, entretanto o benefício, ou seja a melhora de flexibilidade vai ocorrendo concomitantemente com a melhora da resistência e ou o ganho de massa muscular, e não imediatamente após realizá-lo.

Anúncios

19 thoughts on “A POLÊMICA DO ALONGAMENTO

  1. Obrigada por publicar esses esclarecimentos, sou professora de Pilates e meus alunos estavam me deixando doida com a matéria da Veja. Parabéns!

  2. Dr. Turibio, é muito bom ter acesso a um texto esclarecedor e perspicaz, escrito por quem, verdadeiramente, entende do assunto. Nós atletas precisamos de informação de qualidade e não de especulações. Obrigada!

  3. Concordo com você explicou de maneira prática e simples.
    Lembrando que o alongamento deve ter cautela antes de atividades de hipertrofia para não causar afrouxamento muscular.

  4. Dr. Sempre digo que a grandiosidade de um ensinamento está na didática! O senhor transforma os assuntos mais controversos e complexos em informações claras a acessíveis tanto ao profissional como ao leigo. Muito obrigado.

  5. Turíbio, você cita prejuízo, mas há algum benefício sobre a atividade se antes, inter ou após? Há quem afirme que antes tem o cunho de prevenir lesões e também há quem diga que o corpo está “frio” pra receber esse estímulo. Particularmente, eu gosto muito do após como forma de relaxar os músculos que estiveram em constante contração. Obrigada.

  6. Grande Turibio
    Referencia na área de medicina esportiva sempre acompanhando seus recados e também usando suas dicas valiosas em nossas aulas de ginástica e saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s