O alongamento já foi assunto de um artigo anterior neste blog. Durante todo este tempo temos falado que existem muitos conceitos errados, que se consagraram pelo uso a respeito de alongamento.
Ultimamente a mídia tem novamente abordado este assunto, voltando a criar polêmicas. A revista Veja publicou recentemente uma extensa matéria relatando pesquisa segundo a qual alongar imediatamente antes de uma atividade física, prejudica o desempenho.
Na verdade, esta pesquisa é apenas mais uma publicada sobre este tema. Se a questão for avaliar o efeito do alongamento realizado imediatamente antes, a referência é uma publicação ainda mais recente. Uma revisão publicada em 2012 que analisou mais de 4 mil artigos concluiu que alongar imediatamente antes de fazer uma atividade física só terá prejuízo sobre o desempenho se a duração do alongamento realizado com cada grupo muscular exceder 45 segundos.
Em outras palavras, o alongamento frequentemente realizado antes dos exercícios que geralmente não passa de 30 segundos para cada grupo muscular não tem nenhum prejuízo sobre o desempenho.
O que vale a pena mais uma vez enfatizar, é que alongamento é um procedimento que visa melhorar flexibilidade. A melhora da flexibilidade pode prevenir lesões e até melhorar o desempenho. Entretanto, a melhora da flexibilidade é um benefício que se adquire por efeito crônico da prática de exercícios de alongamento e não um benefício adquirido imediatamente após alongar por 30 segundos um grupo muscular.
Alongar deve ser um hábito regular e até se possível diário. Se a ideia for realizá-lo antes de correr, pedalar, nadar ou fazer musculação, não existe nenhuma contraindicação, entretanto o benefício, ou seja a melhora de flexibilidade vai ocorrendo concomitantemente com a melhora da resistência e ou o ganho de massa muscular, e não imediatamente após realizá-lo.
Professor Turíbio foi simples, objetivo e brilhante como sempre!
Obrigado Anderson.
Um abraço
Obrigada por publicar esses esclarecimentos, sou professora de Pilates e meus alunos estavam me deixando doida com a matéria da Veja. Parabéns!
Obrigado. Grande abraço
Dr. Turibio, é muito bom ter acesso a um texto esclarecedor e perspicaz, escrito por quem, verdadeiramente, entende do assunto. Nós atletas precisamos de informação de qualidade e não de especulações. Obrigada!
Viviane qualquer coisa estou à disposição.
Grande abraço
E Obrigado !
Parabéns pelo excelente e esclarecedor texto!
Obrigado
Concordo com você explicou de maneira prática e simples.
Lembrando que o alongamento deve ter cautela antes de atividades de hipertrofia para não causar afrouxamento muscular.
Obrigado, abraço
Dr. Sempre digo que a grandiosidade de um ensinamento está na didática! O senhor transforma os assuntos mais controversos e complexos em informações claras a acessíveis tanto ao profissional como ao leigo. Muito obrigado.
Caro Samuel. Muito obrigado.
Fico contente com seu comentário. É muito bom receber este tipo de resposta
Um grande abraço
Turibio
Turíbio, você cita prejuízo, mas há algum benefício sobre a atividade se antes, inter ou após? Há quem afirme que antes tem o cunho de prevenir lesões e também há quem diga que o corpo está “frio” pra receber esse estímulo. Particularmente, eu gosto muito do após como forma de relaxar os músculos que estiveram em constante contração. Obrigada.
Cara Priscilla. A prevenção de lesões parece ser um benefício crônico e não agudo.
Para relaxar depois, o alongamento deve ser bem leve.
Grande Turibio
Referencia na área de medicina esportiva sempre acompanhando seus recados e também usando suas dicas valiosas em nossas aulas de ginástica e saúde.
Obrigado Thiago. Grande abraço
E APÓS UMA PARTIDA DE FUTEBOL PROFISSIONAL ? DEVE-SE ALONGAR OS ATLETAS ?
Caro Mauro
Depois de um esforço intenso não existe indicação para alongar
Abraço