Hoje em dia a quantidade de informações que recebemos chega a assustar. Quando o assunto está relacionado com saúde parece que estas informações surgem de todo lado. Muitas vezes não conseguimos saber nem a origem.
A internet é ao mesmo tempo, uma fonte de informações que se tornou absolutamente indispensável, como também um instrumento muitas vezes perigoso, principalmente no que se refere às orientações a respeito de dieta e exercício, por exemplo.
Se antigamente já era comum surgirem mitos sobre exercício e dieta, hoje com a internet nem se fala!
O curioso é que muitas vezes sequer dá para entender de onde surgem determinadas informações. Elas simplesmente aparecem em determinados sites e blogs.
Eu considero uma responsabilidade muito grande transmitir uma informação ou uma orientação em algum meio de comunicação. Para escrever artigos neste blog, tomamos sempre o cuidado de não comunicar uma mera opinião pessoal, e sim conceitos comprovados cientificamente.
Podemos lembrar rapidamente algumas das informações, sem base científica de comprovação, que acabam se consagrando pelo uso, apesar de falsas. Algumas já foram inclusive temas de artigos neste blog:
– Não se deve consumir carboidratos à noite
– Para perder peso, quanto mais suar melhor
-Quem quer ganhar músculos precisa de muita proteína
– “No pain, no gain”, ou seja, sem dor não há ganho
-Exercício faz crescer
A lista dos conceitos falsos é enorme e aparentemente infindável!
A sugestão que podemos dar para os leitores é de sempre tomar muito cuidado com a confiabilidade da fonte de informação.