JOGOS DA COPA DO MUNDO: 13 HORAS NO NORDESTE ?

No jogo da Copa das Confederações realizado em Fortaleza dia 23 de junho passado entre Espanha e Nigéria, chamou a atenção o sofrimento dos jogadores espanhóis com o calor da cidade do nordeste brasileiro. Vale lembrar que o jogo foi iniciado às 16 horas e a temperatura estava absolutamente dentro da média para esta época do ano.
Ainda não foi divulgada de maneira ampla a decisão da FIFA de marcar jogos da Copa do Mundo exatamente para esta mesma época do ano em 2014, inclusive em Fortaleza com início às 13horas.
Se os espanhóis já sofreram com o calor, chegando mesmo a solicitar atendimento médico no jogo realizado às 16 horas o que vai acontecer numa partida realizada às 13 horas?
Certamente quem definiu este horário não terá nenhum problema com o calor! A decisão inclusive deve ter sido tomada em uma sala com ar condicionado mantendo uma temperatura muito agradável.
O impacto desta sobrecarga térmica para atletas disputando uma competição de alto rendimento causa grande temor. O futebol de hoje é disputado em um nível de competição muito elevado, com os atletas percorrendo cerca de 12 mil metros em 90 minutos de jogo.
O sindicato dos atletas profissionais, através de seu presidente Dr Rinaldo Martorelli, preocupado com esta situação tem mantido contato com a FIFA na tentativa de discutir alternativas para o risco que esta situação representa para a saúde dos atletas.
Com o intuito de demonstrar o impacto que esta situação pode trazer, o sindicato nos solicitou realizar algum tipo de controle. Desenvolvemos então um protocolo que irá acompanhar jogos de atletas profissionais nas capitais onde os jogos serão realizados, no mesmo horário e época do ano.
Neste jogos, os atletas voluntários terão sua temperatura corporal central mensurada por um sistema de telemetria, com o uso de uma cápsula dotada de um termistor, deglutida pelo atleta algumas horas antes da determinação
Assim poderemos mensurar a temperatura dos atletas durante um jogo com características de mesma exigência que o jogo oficial. O objetivo será elaborar um laudo que possa apontar a necessidade de determinadas intervenções, como no mínimo as paradas técnicas para hidratação. Caberá então aos responsáveis avaliar até mesmo a viabilidade de manter esta decisão.

Anúncios

One thought on “JOGOS DA COPA DO MUNDO: 13 HORAS NO NORDESTE ?

  1. Perfeito Dr. Turibio, também achei esse horário um absurdo! Essa entidade precisa urgentemente de investigação, pois seus desmandos beiram a loucura, nesse caso, envolvendo a integridade física dos atletas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s