REJEITE A SEDUÇÃO DA POLTRONA

O sedentarismo é um comportamento que se caracteriza fundamentalmente pela associação da permanência de longos períodos na postura sentada com baixo nível de gasto de energia ao longo do dia.
Um estudo recente, realizado na Espanha, acompanhou mais de 2000 indivíduos acima de 60 anos e mostrou que existe uma correlação direta entre o tempo de permanência sentado e a mortalidade, ou seja, indivíduos que permaneciam mais tempo sentados morriam mais. Além disso, quanto mais tempo os indivíduos passaram sentados, mais comorbidades eles apresentaram.
Por todas essas evidências científicas é que nos dias de hoje, é muito comum vermos revistas, programas de rádio, televisão, matérias na internet etc nos impulsionando para a prática de exercícios a fim de manter a boa forma e combater os males (que são muitos) do sedentarismo.
No entanto, antes que os sedentários de carteirinha desanimem, pensando que terão que se submeter a um rígido programa de exercícios, é fundamental que as pessoas percebam que ser uma pessoa sedentária é muito diferente de ser uma pessoa que não pratica exercícios considerados formais em parques e academias.
Segundo a OMS, ser sedentário significa que não se gasta pelo menos 2200 calorias por semana em qualquer tipo de atividade física: desde os exercícios convencionais, até a faxina do final de semana, passando pelo passeio com o cachorro e a brincadeira com as crianças (sexo também conta, mas sejamos honestos, não dá pra atingir 2200 calorias por semana só com essa atividade!!!).
Como já citamos em outro post aqui do blog, são justamente essas atividades do dia-a-dia, que nos proporcionam ser ativos, que nos trazem grandes benefícios à saúde.
Hoje já se admite que, existem pessoas que embora atinjam esse mínimo de calorias semanais com exercícios de moderada a alta intensidade, distribuídos em alguns dias da semana, como no restante do tempo elas continuam apresentando comportamento sedentário, isto é permanecendo longos períodos sentadas e com baixo gasto de energia, elas apresentam os mesmos riscos à saúde que um indivíduo sedentário.
A interpretação correta é considerar saudável o estilo de vida que tenha como proposta um comportamento ativo, não caindo na “sedução da poltrona” na maior parte do tempo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s