GANHAR MÚSCULOS OU QUEIMAR GORDURA?

Os objetivos de quem faz atividade física e segue determinadas orientações de adequação nutricional podem ser os mais variados.
Na grande maioria das vezes, entretanto existem dois grandes objetivos a serem atingidos: ganhar massa muscular e ou perder gordura. Apesar deste tema já ter sido abordado neste blog, as perguntas a este respeito são muito frequentes.
Uma das perguntas que sempre surgem a este respeito é: É possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo?
Na verdade, este é um assunto complexo. As informações científicas nos ensinam que os dois processos são dependentes de diferentes estratégias e distintos mecanismos. Para ganhar massa muscular é fundamental que exista o estímulo do exercício resistido, ou seja, o desenvolvimento de um programa de exercícios com pesos muito bem elaborado. Paralelamente, existem certas necessidades nutricionais a serem contempladas. Para construir músculos é necessário existir um balanço calórico positivo, ou seja, precisa “sobrar” calorias para serem transformadas em massa muscular.
Para reduzir a gordura corporal, é fundamental que se crie um balanço calórico negativo, ou seja, o contrário do que precisa ocorrer para ganhar massa muscular. Em outras palavras é preciso gastar mais do que se consome. Neste caso, sabemos ser fundamental associar um programa de exercícios com grande ênfase nos ênfase nos exercícios aeróbicos como andar, correr, pedalar, nadar, dançar etc e principalmente “fechar a boca”. Sem um controle da dieta é muito difícil perder gordura só com exercícios.
Como podemos perceber, perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo parece ser quase incompatível. Isto não quer dizer que não se possa associar exercícios aeróbicos, que são eficazes para remover gordura, com exercícios com pesos que fortalecem os músculos. Pelo contrário, esta associação é até recomendável.
O que se deve programar é um cronograma segmentado, onde numa primeira fase, a ênfase seja queimar gordura e paralelamente fortalecer os músculos, que até ganharão uma melhor definição pela redução da gordura subcutânea. Após algumas semanas, já com o resultado de redução de gordura corporal, enfatizar um programa de hipertrofia muscular, com foco nos exercícios resistidos com maior carga, fazendo uma adequação nutricional e sem descuidar de manter uma atividade aeróbica.
Na realidade trata-se de usar o bom senso e ter persistência e disciplina.

Anúncios

11 thoughts on “GANHAR MÚSCULOS OU QUEIMAR GORDURA?

  1. Olá, doutor, sou estudante de nutrição pela Unifesp( Assim como o senhor ) e penso em trilhar o mesmo caminho que o senhor escolheu. Excelente site, ótimas postagens, pena ter conhecido só agora. Ganhou um fã . Diego Alves

  2. Sou educador físico e pós-graduando em Fisiologia do exercício. Muitas postagens legais, de fácil entendimento e relevância no meio acadêmico. Gostei muito do site. Parabéns doutor. Um abraço!

  3. Olá Dr. Turíbio Leite,
    O Senhor poderia me informar, por favor, para ser um pouco mais exato, quantas semanas seriam necessárias para terminar a progamação de redução de gordura subcutânea, afim de que, se possa fazer a progamação de hipertrofia muscular?
    Sou um grande admirador de seu trabalho! Seu exemplo de profissional me deixa motivado a seguir o mesmo caminho.
    Abraços!

    • Caro Matheus. Obrigado pelo elogio.
      É muito difícil estimar em quanto tempo se reduziria o excesso de gordura corporal. Depende de quanto de gordura existe em excesso, do tipo de treino e até da alimentação neste período.
      De qualquer maneira não existe impedimento para que se inicie um trabalho de hipertrofia, mesmo que ainda não se tenha chegado à redição desejada da gordura corporal. O que é preciso é alternar exercícios aeróbicos com exercícios com pesos.
      Um grande abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s