A POLÊMICA DO TRIBULUS TERRESTRIS

Existem atualmente vários suplementos originados de plantas naturais aos quais se costuma atribuir benefícios funcionais incluindo aumento de massa muscular e melhora de desempenho físico.

Um desses produtos é o chamado Tribulus  Terrestris. Este fitoterápico é originado de uma planta chamada videira da punctura que curiosamente é considerada uma erva daninha.

Tanto na literatura científica como em diversas fontes na própria internet  encontramos informações contraditórias sobre este produto. A hipótese é que seus princípios ativos teriam propriedades associadas ao aumento da produção de testosterona e do vigor sexual.

Com apelos tão sedutores, não é de estranhar que este produto tenha uma enorme procura. A hipótese é de que ele seja uma espécie de “pro-hormônio” aumentando a produção de testosterona e promovendo aumento da massa muscular.

Na verdade, as fontes de informação que sugerem estes efeitos não são de natureza científica. Estudos científicos recentes não comprovaram efeito do Tribulus Terrestris no aumento de testosterona em humanos. Estudos que investigaram melhora de força e aumento da massa muscular também não foram  capazes de comprovar estes benefícios.

Na análise de seus componentes químicos também não foi identificado nenhum precursor da testosterona. Parece que boa parte da sua “fama” é originada por relatos populares, principalmente relacionados à melhora de disfunção erétil e infertilidade.

Como a hipótese, apesar de não confirmada surgiu e ganhou força, a procura pelo produto é grande.

Tem contraindicação usar? Parece que existem restrições para pessoas hipertensas, também sem maiores comprovações científicas. Nesses casos, o bom senso recomenda evitar.

Em relação aos benefícios, fica portanto, mais uma vez certa controvérsia, porém como a palavra final é sempre a da ciência, por enquanto o Tribulus Terrestris ainda carece de aval científico.

Anúncios

31 thoughts on “A POLÊMICA DO TRIBULUS TERRESTRIS

  1. ola amigos eu estou tomando o medicamento tribulus terrestres passado pelo meu OROLOGISTA para aumenta testosterona mais não sei si realmente funciona eu estou com diminuição de espermas o que posso tomar ?

  2. Estou tomando Tribulus Terrestris a uma semana, noto nitidamente seu efeito no aumento da libido e da força física. Estou sentindo muita diferença mesmo!

  3. Dr. Turíbio… Já que o doutor tocou no assunto, isto é algo muito desejado não só por nós homens como também pelas mulheres que são beneficiadas indiretamente. No caso do Tribulus Terrestris como o doutor (e estudos sérios) afirma, é apenas “mito”.

    Existe outra alternativa viável que substituiria tal Tribulus Terrestris? Tem alguma coisa natura e sem efeitos colaterais que seria ao menos em partes um substitutivo?

  4. Boa noite Dr turibio,meu nome é Alexandre, diz o anucio do HSP-Pro, que diminui o diabetes tipo 2 fora todos os beneficios que a propaganda mostra , pergunto, estou com pre diabete tipo 2 tenho 47 anos, parei de fumar a cincocinco anosanos vouara academia de segunda a sexta este HSP ajuda ou nao?

  5. Dr. Turíbio, sou esportista desde a adolescência e estou com 46 anos agora. Quando o tribulus foi descoberto para o mundo dos esportes, na década de 90, eu o tomei, importado e tive algum ganho de massa e força na época. Em 2013 voltei a tomar e senti bem mais seus efeitos, como força, ganho de massa magra e de libido. Talvez porque agora com 46 anos ele realmente aumente a minha produção de testosterona, coisa que aos 25 anos era menos notada, ou talvez menos possível já que minha produção natural era alta. Pode não haver comprovação científica mas funciona realmente, principalmente para quem deseja aumento de libido.
    Um abraço, André P.Guimarães.

  6. Dr. Turíbio, se todo medicamento, principalmente suplementos, para se usar teria que ter comprovação cientifica…todo o avanço que comprovadamente é notável no corpo humano…seria no mínimo uma volta ao passado, quiçá no século dezenove que pouco se viu na produção de testosterona…Ora Dr, por favor, suas declarações inibem as pessoas de melhorar seu corpo físico, e com isso prejudica quem é menos esclarecido, por favor não é? Sabe com quem o senhor parece? Com o Lula, que pensa que todos somos analfabetos.

  7. Saudações,

    Fazem 7 anos que luto contra a depressão e ansiedade. Tenho 28 anos e tomo antidepressivos, mas sempre vejo o medicamento como um paliativo, pois sempre fico sem forcas e com baixo apetite sexual. Mas fico menos impulsivo e triste. Agora vi que estão tratando com reposição hormonal, e muitas pessoas estao se mostrando contentes com esse tipo de tto. Mas não sei por onde começar a pedir ajuda. Ja falei com o meu psiquiatra e ele acha que o problema não vai por esse lado. Gostaria de tentar uma alternativa para o meu problema. Por isso pensava em tomar o suplemento tribulus. Muito grato pela ajuda. Abraço.

  8. NÃO CONCORDO COM A DIREÇÃO DO SÃO PAULO EM AFASTÁ-LO; DIGO ISSO POR ACOMPANHA-LO POR MUITO TEMPO QUANDO ESTAVA EM ATIVIDADES NO CLUBE, POIS SOU SÃO-PAULINO E SEI O QUANTO DE SUA COMPETÊNCIA NA RECUPERAÇÃO DOS JOGADORES LESIONADOS.
    UM ABRAÇO DO SYLVIO

  9. Dr. Turibio Leite de Barros, meu chamo Roberto e tenho 40 anos. Comecei hj (18/09/14) o uso do tribulus terrestris e gostaria de compartilhar seus efeitos para ajudar na orientação de quem faz tomando ou deseja fazer o uso dessa substância. De início estou tomando 2 cápsulas, uma pela manhã e outra a noite logo após as refeições. Espero estar ajudando e parabéns pelo seu trabalho.

  10. Olá Dr.

    Eu sofro de AAG e quando tomei tribullus notei o aumento da queda de cabelo…a única explicação para tal efeito colateral seria o aumentou da testo, e consequentemente, o aumento do dht. Existe algum estudo que comprove HOJE essa relação?

    Forte abraço.

    • Caro Leonardo, vamos fazer uma nova revisão e ver se nos últimos meses, alguma comprovação científica foi constatada.
      Até o momento da publicação desse post, de acordo com os artigos publicados na literatura científica, não havia comprovação de que o uso do tribulus e o aumento da testosterona em humanos.
      Mas vamos revisar e postaremos aqui em breve!
      Obrigada pelo contato!
      Dra Gerseli

  11. Olá Dr. Turibio,
    Gostaria de saber sua opinião sobre o suplemento FATORMAX , segundo informações na Internet o produto já foi aprovado pela Anvisa. Aguardo seu retorno.
    Abraço

  12. Dr. Turíbio, Sou estudante de Biomedicina, Gostei muito de sua nota esclarecedora sobre os efeitos “vendidos” do TT. Li 03 artigos e todos dizem que realmente a farmacodinâmica do TT carece de pesquisas cientificas para comprovarem ou não o aumento do LH e a testosterona, De fato aumenta o libido como comprovado nos testes, entretanto os mesmos não constatam o aumento direto de testosterona pelo uso do TT.

  13. Dr. fui comprar este tribullus numa farmácia a atendente falou que ele causa queda de cabelo, então não comprei.
    É verdade ele causa queda de cabelo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s