MEDIDA CERTA – A FICÇÃO E A REALIDADE

Quem trabalha na área de ciências da atividade física como nós e assiste o quadro da rede Globo no Fantástico não consegue se conformar com certas informações.
Voltamos a enfatizar que o quadro é importante pois, certamente estimula as pessoas a fazer exercícios, reeducar a alimentação e reduzir o sobrepeso. Torcemos para que não seja uma atitude isolada e sim a indicação da preocupação da emissora de promover estímulos para a prática de exercícios e reeducação alimentar. Tudo leva a crer que este é um tema que continuará sendo pauta de programas de grande audiência por sua enorme relevância.
Por outro lado, certas informações que são divulgadas a respeito dos resultados obtidos com os participantes do quadro, não podiam ser comunicadas da maneira como tem acontecido. Em primeiro lugar, precisa ser dito que a medida de dobras cutâneas para predição de gordura corporal em indivíduos com tanto sobrepeso é extremamente grosseira e não é recomendada pelos critérios científicos. A margem de erro é muito grande! Além disso, nunca se deve medir dobras com o indivíduo deitado! Muito menos medir por cima da roupa, como foi feito da primeira vez. Um programa com tamanha audiência precisava ter mais cuidado para não dar um exemplo de um erro tão sério.
A consequência desta medida inadequada é vista quando são feitas as comparações com as medidas iniciais. A perda de peso dos voluntários é real, pois a balança não mente. Entretanto as conclusões a respeito de ganho de massa muscular, cá entre nós, não passam de certa ficção. Qualquer profissional bem informado da área sabe que é impossível obter o ganho de massa muscular que foi divulgado, em tão pouco tempo (45 dias) concomitantemente com a perda de gordura corporal. A pergunta é: onde foi parar tanto aumento de músculo? Aumentou o perímetro de algum segmento corporal como braços, coxas, tórax? Nenhum deles foi medido.
Para o leigo, certamente as informações são contundentes, e servem para estimular ainda mais a prática de exercícios, porém sabemos que não é bem assim. O próprio indivíduo vai acabar percebendo que na verdade não ganhou esse músculo todo! Quem assiste o quadro e for fazer um programa como este esperando ganhar tanto músculo vai se frustrar porque não vai conseguir.
A ênfase nesta fase é reduzir gordura. Ganhar músculo nesta magnitude vai requerer uma mudança importante no programa, o que sabemos ser uma proposta para uma fase subsequente.
Fica aqui uma última mensagem: O intuito destes comentários não é só criticar o quadro e sim de alertar sobre erros que poderiam facilmente ser evitados. Devemos continuar apoiando a iniciativa da Globo de criar o quadro e torcendo para que a mensagem tenha o melhor resultado possível.

Anúncios

54 thoughts on “MEDIDA CERTA – A FICÇÃO E A REALIDADE

  1. Perfeito Dr., gostaria de acrescentar q determinados exercícios e respectivas cargas do programa, não devem ser ministrados a indivíduos extremamente sedentários, no caso, só depois de maior tempo de adaptação.
    Abç.

  2. Eu trabalho com avaliação física e chega a ser cômico. Os adipômetros terão que ser aferidos novamente, tamanha a amplitude do aparelho. Grande abç

  3. Somente quem está há um ano em treinamento constante, de 3 a 4x por semana pra saber que realmente não existem milagres! O programa tem seu lado positivo, com a proposta, porém peca nesses quesitos descritos pelo senhor…Muito bom saber e compartilhar!!

  4. Achei ótima sua matéria, precisamos de profissionais coerentes e corajosos como o sr., vejo o quadro no fantastico e apesar de ser leiga no assunto pensava, mas não pode ser tudo isso que estão dizendo, pois comigo não acontece tão rápido assim, e treino, me dedico, me empenho, luto…com o sobrepeso há 8 meses com esteira (40min) musculação e hidro, 4 vezes na semana, e não tenho resultados tão satisfatórios como eles mostram….sem falar de perder 3 cm de cintura em uma semana como eles tem mostrado, acho bem difícil….

  5. Dr..sou profissional de Educação Física e concordo com sua Sua sóbria opinião sobre a intenção da Rede Globo na promoção da saúde só reforça minha admiração por todo seu trabalho que acompanho e admiro desde acadêmico.. Em contrapartida uma das maiores emissoras do mundo não pode deixar acontecer este tipo de erro. Pior são vários profissionais envolvidos no programa. Não é possível que ninguém tenha se atentado aos erros cometidos.Isso sim é imperdoável pois toda as redes sociais já haviam alertado quanto aos erros gritantes quando Ronaldo Nazário participava do programa.

  6. PARABÉNS Drº Turíbio, pena que a grande massa não se preocupa em ler artigos como esse, se fosse na “Caras” e com fotos de castelos, talvez. Grande admirador do seu trabalho. Nilton Coppini

  7. Dr… então agora olhe o q o Confef me respondeu! e o Cref disse q era de âmbito federal q era pra eu procurar o Confef…. como sempre um jogando pro outro e resolvendo nada!… pagamos por nada esses Conselhos :/
    VIA FACEBOOK
    Paulo Miola
    gostaria de saber a opinião de vcs do confef e cref a respeito do programa da rede globo medida certa… q profissional é aquele que tira as medidas por cima da roupa, deitada e ainda diz q tem q pegar um aparelho maior pq a coxa da pessoa é muito grande!? meu Deusssss… q vergonha q tenho!!!! vale a pena investigar esse profissional né.. pq agora sendo um fantoche da rede globo ele ficará super valorizado oferecendo trabalho errado!
    CONFEF
    18/9/2013 09:34
    CONFEF
    Bom dia, Paulo. O profissional que tirou as medidas é um médico cardiologista. Lembramos que o uso do aparelho não é exclusividade do Profissional de Educação Física.
    Paulo Miola
    18/9/2013 09:43
    Paulo Miola
    hummmm então tá explicado! obrigado!

  8. Como professor de Educação Física, me envergonho de ver atuação daquele colega meu que deveria ser o responsável técnico do referido programa. O nosso conselho, o tal CONFEF, não vai dizer uma palavra a respeito da lamentável atuação desse profissional?

  9. Acredito que essa diferença principalmente dos niveis de massa muscular se da ao fato de ser utilizados metodos duplamente indiretos, sendo assim fica complicado estar analisando os resultados, quem está ligado com avaliação física entende que um protocolo não abrange a população geral, e por ser um programa jornalístico, mostra as informações mais resumidas, sem a explicação das falhas e dos procedimentos, mais acredito que é muito valido como forma de incentivo. Possivelmente a dobra cutânea que foi avaliada deitada se deve ao fato da densidade da “musculatura” (ou gordura). O mesmo profissional que crítica os metodos, pode ser muitas vezes (generalizando é claro, não são todos) o mesmo que undica suplemento, fala para tomar um antiflamatorio quando está comdor e assim por diante, dr turibio, não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mais sei de seu trabalho, e o admiro muito pelo que faz para nossa área, excelente comentário, Abraço

  10. Boa tarde, sou Nutricionista Clínico Esportivo, e desde a primeira edição fiquei revoltado de como era feito e avaliado os resultados antropométricos, sendo desconsiderados protocolos básicos de aferição. Enfim, creio q a responsabilidade por tais erros grosseiros não seja do Educador Físico, e/ou que ele realmente não conheça os protocolos, acredito q haja uma manipulação midiática para alterações de forma a beneficiar o programa. Dificilmente um educador físico e um nutricionista iriam ser tão leigos a este nível. O que me decepciona muito é o próprio profissional não acreditar na eficiência do seu trabalho e apelar para métodos anti éticos. Pois pela experiência profissional, afirmo com toda certeza que não necessidade deste tipo de apelação!!!

  11. Obrigado e parabéns Doutor Turibio, esse comentário, assim como os demais, são muito importantes não somente para os leigos, mas também para alguns profissionais que infelizmente se encontram pouco informados e/ou limitados aos conceitos básicos da nossa área. É bom saber que temos grandes estudiosos como o senhor que nos mostram “caminhos seguros” e iluminam nosso cotidiano. Dessa forma podemos conciliar os estudos em livros e artigos científicos, com orientações provenientes de profissionais de confiança, pois estamos sempre aprendendo. Um grande abraço

  12. Olá Professor, sou Prof. de Educacao Física e atualmente estou fazendo uma especializacao em Fisiologia do Exercício, e como um dos Profs. alertou sobre esse quadro estava bem atento, e a indicacão sobre oserros dele foi igual a sua, deve conhece-lo, Prof. Dartanham Pinto Guedes. Outro coisa que aconteceu no programa que achei um absurdo, foi realizar competicão com os participantes com características bem diferentes e ainda colocaram uma bola de 10 kg para mulheres correrem, indignante!, pois não tem aptidão física para tal e mudar o centro de gravidade de pessoas com sobrepeso ou obesidade é quase certo que cairá, assim como aconteceu e eles tiveram coragem de publicar isso. Eles deveriam repensar muito sobre o que estão fazendo.

    Juliano M. Gabrdo

  13. Dr. Turíbio,
    Achei sensacional a sua colocação sobre o assunto, pois os profissionais que trabalham com exercício físico e avaliação física já estavam falando a mesma coisa que você disse nessa matéria, mas é sempre muito bom saber que não estamos errados em nossas colocações profissionais quando um ícone da Fisiologia do Exercício (como você), comenta o assunto com todos os prós e contras, concordando com a colocação de outros profissionais.

    Abraço!
    SANDRO

  14. Grande Mestre e Profissional Dr. Turíbio, tive o privilégio de ser seu aluno e aprender e apreender alguns conhecimentos e nós profissionais de Ed. Física, ficamos realmente chateados com tamanha imprecisão das informações beirando a ilusão. Os danos que informações deste tipo causam são muitas vezes enormes, pois quando nós explicamos e educamos de forma distinta nossos clientes somos tachados, por vezes, de incompetentes e despreparados, inevitável seja feita a comparação com as informações de um programa de massa como o Fantástico. Sem esmorecer continuaremos nossa empreitada para ensinar o correto e trazendo benefícios as pessoas.

  15. Dr. Turibio Leite de Barros, acompanho o Sr. há muito tempo, tenho uma admiração pelo seu trabalho, sua forma de falar do assunto foi de grande importância para todos aqueles que buscam conhecimentos, acompanhei também seu trabalho aqui em Fortaleza onde o Sr. esteve a frente do trabalho dos jogos da Copa do Mundo que se realizaram aqui no Brasil, estou estudando SOCCER TEST voltado para as categorias de base.Um grande abraço.
    Prof. Marcos Rogério (85) 96273758 tim

  16. Dr. Turibio, parabéns pelo site. Comecei a acompanhar-lo agora e já me tornei um fã! Excelente trabalho! Cada vez mais sucesso! abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s