Quando o assunto é Suplemento Nutricional, a falta de informação e os conceitos errados são responsáveis por certo estigma que prejudica o próprio consumidor que poderia se beneficiar com estes produtos
Apesar de inexistir qualquer pesquisa de opinião que possa servir de parâmetro, quem trabalha na área das ciências da atividade física, sabe que a maioria das pessoas ainda tem grande receio de consumir suplementos.
Quais são as razões para este receio ?
1- Os primeiros consumidores dos suplementos nutricionais foram os chamados “heavy users” que se constituem nos fisiculturistas e praticantes de exercícios pesados de musculação. Para atender este público, as empresas criaram uma linguagem de comunicação, nas embalagens e anúncios, direcionada a sensibilizar fundamentalmente quem quer ganhar massa muscular. Esta comunicação atinge este público fiel, porém muitas vezes até assusta o indivíduo comum e potencial consumidor.
2- Existem muitos mitos e informações erradas a respeito dos suplementos. Muito frequentemente se confunde o conceito de suplemento com o de drogas anabolizantes, criando um receio ainda maior de seu consumo.
3- A falta de informações corretas, que deveriam chegar inclusive aos profissionais de saúde, é outra razão deste estigma. Pra se ter uma ideia, até mesmo muitos médicos mostram total desconhecimento a respeito desses produtos. É importante convencer a opinião pública de que suplemento é ALIMENTO e não medicamento.
4- O abuso no consumo de alguns produtos, por parte de consumidores mal orientados e o justificado receio de prejuízo à saúde, alimentam opiniões contrárias ao seu uso e também contribui para prejudicar o seu conceito.
5- Até mesmo o nome dos produtos que aparecem nos rótulos dificulta o entendimento do potencial consumidor. É muito comum uma linguagem agressiva de designação do produto. Quando for possível esclarecer a todos que Whey Protein é a proteína do soro do leite, Maltodextrina é um açúcar de rápida absorção, BCAA são amino-ácidos importantes para uma boa nutrição, entre vários outros exemplos, quem sabe o conceito do suplemento possa mudar.
Os suplementos são recursos nutricionais importantes, e seu consumo bem orientado atende a diferentes necessidades, com resultados muito convincentes. A sua indicação não se restringe aos praticantes de atividades físicas, para os quais ele até foi concebido. Com uma boa orientação, os suplementos podem beneficiar crianças em fase de crescimento e desenvolvimento, idosos com necessidades nutricionais especiais, além de ser utilizado para correções de dietas com algumas carências em função de hábitos alimentares inadequados.
A questão é derrubar os preconceitos em relação a estes nutrientes, e as próprias empresas já se dedicam atualmente a desenvolver linhas de produtos com um apelo diferente, resgatando o conceito de suplemento como alimento, com proposta de atender as necessidades nutricionais e também como forma de promoção de saúde.
Bom dia professor!! Já nos encontramos por ai….sou da Educação Física!
Com certeza o Sr. (Assim como eu) assistiu ao Bem Estar da Globo, e também me manifestei aqui no facebook
Olá Edna, na verdade não vimos o programa. Vamos procurar saber do que se trata.
Forte abraço,
Drs Turibio e Gerseli.
Caro , DR Turibio.
Tenho muitas dúvidas com relação aos suplementos, até mesmo os nutricionistas me passam muitas dúvidas com relação as minhas dúvidas.
Fui diagnosticada há 6 meses com uma doença auto imune que se chama hipotireoidismo de hashimoto, ou seja meu metabolismo é muito lento e desde 1ano atrás tenho muita dificuldade em perder peso, tem também os inchaços que de um dia para o outro meu peso aumenta em até 1kg, além disso tenho feito atividade física 5x na semana por um período de 1:30 . Tenho me informado muito sobre alimentação e ultimamente tenho passado fome para tentar conseguir 5 quilos que tanto almejo, e te dou toda a minha sinceridade não sou viciada em doces, sorvetes, hambúrgueres , muito pelo contrário, minha alimentação e muito saudável! Enfim minha dúvida é a seguinte achas que posso conseguir um equilíbrio tomando os suplementos junto com as atividades físicas? Os suplementos poderão me ajudar a perder peso? E os inchaços? Será que os suplementos poderão me deixar ainda mais inchada, por conta do teor do sódio?
Nossa sei que pode ter ficado um tanto confuso…mas é que nem mesmos os endócrinos tem me dado respostas. Me ajuda. obrigada, Paula
Prezada Paula, a princípio imaginamos que você possa, sim, se beneficiar do uso de suplementos, porém é necessário que se faça uma avaliação muito criteriosa do seu caso e dos seus exames.
Forte abraço,
Drs Turibio e Gerseli
Puxa… parabéns pelo seu post!! Tem muita gente que tem preconceito sobre o assunto… Já até ouvi uma nutricionista dizer que whey pode levar a falência dos rins… Aos poucos as pessoas vão entender, que suplementos é um alimento, mas em pó… E que é
muito diferente do anabolizante!!
Obrigado Paula.
Grande abraço
Dr. me responda por favor se whey,bcca, faz mal para rim e fígado?Obrigado.
Não Luiz não faz mal. O Whey é uma proteína e o BCAA são aminoácidos, ou seja, nutrientes presentes nos alimentos. O que se deve evitar é o abuso, assim como de qualquer nutriente. Abraço