O LEITE AJUDA A RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO

A recuperação após a atividade física é um dos grandes desafios das ciências do esporte. Vale a pena sempre lembrar que é durante a recuperação que o nosso corpo adquire os benefícios do exercício que acabamos de fazer.

A recuperação é um momento nobre que nem sempre é devidamente valorizado .Existe um momento que é particularmente importante que corresponde aos primeiros 30 minutos imediatamente após o final da atividade.

Durante este intervalo as células musculares estão ávidas por nutrientes para repor os estoques de energia utilizados durante o exercício, como também necessitam proteína para reparar o chamado dano tecidual provocado pelo esforço realizado.

A combinação de carboidratos e proteínas administrados no início da recuperação já é praticamente um consenso como estratégia nutricional.

Com o propósito de confirmar este benefício, um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle na Inglaterra realizou um trabalho científico que foi publicado  no Medicine and Science in Sports and Exercise, uma das revistas científicas mais importantes da área.

Os pesquisadores avaliaram os benefícios da ingestão de um alimento que contém exatamente carboidratos e proteínas na proporção adequada, imediatamente após o exercício: O leite !

Os voluntários do estudo foram avaliados durante a recuperação em duas situações: Uma situação controle onde ingeriam 500 ml de água e na situação do estudo onde ingeriam 500 ml de leite semi desnatado imediatamente após uma atividade física intensa.

Quando os testes que avaliavam a recuperação foram aplicados 24, 48 e 72 horas após a atividade, os pesquisadores constataram importantes benefícios obtidos quando os voluntários ingeriram o leite, comparado com a ingestão de água.

A recuperação proporcionada pela ingestão do leite era muito mais rápida e eficaz, comprovada por testes físicos e dosagem de indicadores sanguíneos relacionados aos processos de reparação tecidual e reposição dos estoques de energia.

Trata-se de uma comprovação científica dos benefícios de um dos alimentos mais importantes da nossa dieta, que se utilizado de maneira estratégica pode proporcionar resultados que devem ser muito valorizados, por contemplar um momento especial que é a recuperação pós-exercício.

Anúncios

18 pensamentos sobre “O LEITE AJUDA A RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO

  1. Mestre Turíbio, bom dia!

    Faço academia todas as manhãs, tento sempre ingerir uma fruta antes do treino ou umas torradas com alguma geléia, e logo depois, normalmente tomo leite batido com uma fruta e mel. Essa pratica pode ser mantida, já que esse estudo mostra que o leite beneficia a recuperação muscular? Ou devo retirar algum ingrediente?

    Grande abraço.

    Marcelo

      1. Olá Carlos!
        Excelente pergunta!
        Não podemos pensar no leite apenas como lactose. O leite além de ser uma excelente fonte de cálcio, o que faz desse alimento um grande aliado no combate à osteoporose, também possui, dentre outros nutrientes, a lactoferrina, uma proteína que contribui para a prevenção do câncer de estômago.
        Portanto, podemos considerá-lo um alimento importante também na vida adulta.
        Forte abraço,
        Gerseli

    1. Olá Maurício!
      Todos os alimentos contém calorias.
      O que faz ou não a gente engordar é a balança calórica, ou seja, é a relação entre as calorias que consumimos e as que gastamos.
      Inclusive, uma suplementação adequada no pós-exercício, pode auxiliar inclusive na perda de gordura e ganho de massa muscular.
      Forte abraço,
      Gerseli

    1. Olá Carlos!
      O estudo pode ser encontrado na revista do Colégio Americano de Medicina Esportiva de Agosto de 2013.
      Effect of Milk on Team Sport Performance after Exercise-Induced Muscle Damage
      COCKBURN, EMMA; BELL, PHILLIP G.; STEVENSON, EMMA

      Forte abraço,
      Dra Gerseli

  2. Professor Turíbio, boa noite.
    Será que o leite sem lactose teria os mesmos resultados, visto que este tipo de leite altera a quantidade de açúcar (lactose)?

  3. É cada vez mais notório que o uso do leite com lactose nos é prejudicial.

    Nos últimos 15 anos evito o açúcar lácteo, bem como o açúcar vegetal, e não tive um único problema nutricional fazendo isto.

    Faço uso de whey com zero lactose.

    Pergunto ao mestre Turíbio: afinal todos os estudos que comprovam a lactose como dispensável ao adulto estão errados. Já que o cálcio tão enfatizado pode ser encontrado em doses excelentes no brocólis e na couve?

    Obrigado professor! E obrigado pelas informações prestadas aqui com esmero e competência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s