SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ADULTERADOS

O consumo dos suplementos nutricionais tem aumentado significativamente ano após ano. Certamente este é o resultado do entendimento cada vez melhor do que são os suplementos, que traziam um verdadeiro estigma de identificação inadequada com anabolizantes.

Hoje, o consumidor começa a entender melhor que os suplementos são nutrientes isolados que podem atender a necessidades específicas de um grande número de diferentes situações.

Suas indicações ultrapassam em muito o ambiente das academias, contemplando atletas de várias modalidades, praticantes de atividades físicas como corrida, futebol, ciclismo, natação tênis, etc e também, cada vez mais, grupos com necessidades especiais como idosos, crianças, gestantes etc.

Entretanto, hoje nos deparamos com um grande problema em relação a este mercado. Fabricantes inescrupulosos adulteram a composição de produtos para aumentar sua margem de lucro, cometendo um verdadeiro crime contra a saúde pública.

A substituição de proteína do soro do leite (Whey Protein) por proteínas de baixo valor biológico, a adição de açúcar no lugar da proteína, adição de uréia para mascarar a falta de aminoácidos no produto e substituição de aminoácidos essenciais por outros de menor custo são apenas alguns dos crimes cometidos.

Imaginem um profissional da saúde que recomende para um paciente diabético um suplemento de proteína e ao utilizar o produto ele consumir açúcar provocando um pico glicêmico ! Por incrível que pareça, este é um episódio tem  ocorrido e nos foi relatado por colegas.

A falta de fiscalização adequada proporciona a abertura para estas contravenções. O pior é que as empresas idôneas que oferecem produtos com alto padrão de qualidade e controle rigoroso de produção são obrigadas a competir com os chamados “farinheiros” do mercado.

Enquanto não surge o tão esperado “selo de qualidade”, requisito cada vez mais necessário par o setor, sugerimos fortemente aos consumidores que procurem saber a real procedência do produto, valorizando as empresas que seguem as Boas Praticas de Manufatura (GMP).

 

Anúncios

11 thoughts on “SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ADULTERADOS

  1. Verdade,tem que ha uma fiscalização,pois tem muitas lojas vendendo produtos adulterados sem controle de qualidade,isso é crime contra a saúde publica.

  2. Boa tarde Dr acabo de chegar aqui por meio de uma matéria do G1 parabéns pelo sítio, mas tem pouco conteúdo li tudo que havia aqui em poucos minutos, gostaria de mais!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s