Contato

turibio@drturibio.com

+ 1 (786) 638-8259

_

dragerseli@gmail.com

+1 (786) 630-7279

184 Comments

      1. Olá, Professor tudo bem?

        Poxa se houver a possibilidade de me esclarecer sobre um assunto fico agradecido, tenho orientado aos meus alunos sobre a importância de alongar após o treino, e antes seria indevido. Tenho fundamentado através de um professor que antes do treinamento de força é necessário apenas o aquecimento ou um alongamento inferior a 4 segundos, no caso acabei lendo uma matéria do professor na globo, informando sobre a importância de alongar antes e o perigo depois ….Professor sei que é muito ocupado se caso for possível me esclarecer estarei muito grato..

        Att,
        Marco Aurélio

      2. Caro Marco Aurélio.
        De fato, o que a literatura recomenda é
        Limitar a duração do alongamento antes
        Do treinamento . A sugestão é alongar por no máximo 30 segundos
        Cada grupo muscular.
        O alongar depois não teria uma razão lógica
        De set feito. Neste momento não existe
        uma razão lógica para alongar os músculos.
        Seria sempre importante fazer alongamento sem estar
        Associado com a realização de
        exercícios mais intensos, ou seja dedicar ao
        Alongamento uma atenção sem correlação com antes
        Ou depois de outros exercícios.

      3. Gostaria de parabenizar o Dr. Turibio pelos excelentes artigos.
        O doutor (se possível) poderia postar um artigo sobre um exercício que sempre gera polêmica: o agachamento. Se o correto é realiza-lo de forma “total” ou parar em “90º”. Agradeceria se fosse possível…. e antecipadamente agradeço.

    1. Professor

      Estive na Palestra que ministrou no Congresso de Personal nessa sexta no Centro de Convenções Rebouças gostaria de saber se indica alguma marca de termômetro a laser pra comprar….

      att

      Ricardo Cabeça

  1. Olá Dr. Turíbio
    meu marido pratica esporte ( surf) há 25 anos, ele tem 39 anos e no último ano vem apresentando problemas l4, l5, protusão discal… ocorre que a dor não passa e os médicos não sabem o que ele tem efetivamente; troca troca de remédios e a dor persiste; assisti a uma entrevista sua no globo esporte e fiquei com muita vontade de marcar uma consulta; o senhor atende em algum lugar? nós somos de Campos dos Goytacazes/ RJ e eu, na qualidade de esposa já estou desesperada; gostaria muito de um contato; dd já agradeço

  2. Olá Dr Turibio,
    Sou nutricionista e atualmente trabalho com dietoterapia e atletas.
    Recentemente atendi um paciente que me chamou muita atenção, ele alegou ter alergia ao excesso de atividade física. Este paciente nao pratica atividade física regularmente, somente ferias e final de semana…mas sempre que pratica nas ferias, apos 15 dias aparecem os sinais da alergias… vermelhões na pele e mal estar. Gostaria de uma opinião sua, caso ja tenha presenciado algo parecido. Obrigada LMI

    1. Cara Luciana
      Desculpe a demora na resposta, mas seu comentário ficou meio perdido
      Quanto à sua questão, eu confesso que não conheço nenhum caso parecido
      Eu pensaria em um outro agente causador da alergia que não o exercício em si.
      Muitas vezes é difícil achar o agente alergênico, porém vale a pena ivestigar melhor
      Um grande abraço

  3. Olá Dr Turibio, cheguei ao sr por meio de um amigo que conhece seu trabalho. Tenho uma doença genética que acaba afetando meus músculos e estou perdendo os movimentos, gostaria de um email para lhe mandar o que eu tenho para ver se é possível fazermos um trabalho para que eu melhore. Sei de sua vasta experiência, e se nao puder ajudar, creio que possa encaminhar para algum médico conhecido de confiança. Acredito que Neurologista e Fisiologistas podem me ajudar muito, fico no aguardo, muito obrigado.

  4. Olá Dr. Turibio,
    Eu e uma amiga minha fazemos Biomedicina, e nos interessamos muito na area que o senhor seguiu.
    Um de nossos trabalhos é visitar um biomédico da área que desejamos, e gostaríamos de saber se o senhor poderíamos fazer isso conosco, ou se conhece alguém que se encaixa para nos ajudar. Queremos entender mais da rotina que vocês seguem, e fazer uma pequena entrevista, se possível.
    Agradeço desde já, e parabéns pela página, muito esclarecedora em diversos aspectos.

  5. Ola turibio boa tarde,
    Entrando na questão do futebol, o que voce recomenda para quem vai jogar na altitude? chegar com bastante antecedencia ou mais perto da hora do jogo?
    abraço
    muito bom seu blog!

    1. Olá Pedro. Obrigado pelo comentário
      Quanto a jogar na altitude se for possível fazer uma adaptação que exige em torno de 3 semanas é melhor chegar antes.
      Caso não seja possível ter esta antecedencia o melhor é mesmo chegar perto da hora do jogo.
      Um grande abraço

  6. Dr Turibio, Boa Tarde.
    Meu nome é Thiago Lobato, tenho 25 anos.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site e pela atenção que dá aos internautas.
    Bem,a partir de 2010 comecei a prestar mais atenção com minha saúde, praticando exercícios físicos regulares (academia) e realizando exames periódicos. Estava incomodado com meu peso. 1,80m e apenas 54 kg em 2010. Hoje estou com 75kg mas com muita dificuldade em ganhar massa (minha meta é 82kg). Meu treinador me indicou tomar um pack para potencializar os meus treinos. Quando acabar o pack estou pensando em comprar: BCAA (p/ antes do antes do treino) e pós treino maltodextrina, creatina, whey protein e BCAA. O que o senhor me aconselha.
    Obrigado

  7. Dr. boa tarde, gostaria de parabenina-lo pelo blog, excelentes posts.
    Tenho gemeas de 6 anos, muito saudaveis, comem frutas e verduras diariamente, e fazem natação desde os 4 anos, 2 x /semana, mas a partir desse ano fazem 40min por dia, de segunda a sexta, elas adoram, inclusive nadam para competir, gostaria de saber se é muito para idade delas, nadar todos os dias?
    Abcs.

  8. Dr. Turibio bom dia, obrigada pela resposta.
    Qual profissional eu devo leva-las?
    Moro interior de MG Araguari, aqui nao tempos muitas opçoes, mas Uberlandia (30km daqui) deve ter profissionais nessa area.
    Abcs.

  9. Dr. Turibio;
    Bom dia, tenho um filho de 15 anos que pratica futebol, tenis e natação. Adora esportes e é um atleta nato……. A alimentação dele é muito saudável, mesmo porque ele se preocupa muito com a alimentação. Agora veio com ideias de tomar shakes de proteína, fico muito preocupada, pois nao sei se realmente é necessário ou se pode causar algum problema mais para frente. Gostaria de saber a sua opinião…… Muito obrigada

  10. Prezado Dr Turibio, meu filho tem 13 anos (DN: 20/04/2000) e pratica natação desde os 2 anos. É atleta do Clube Atlético Paulistano, pelo qual compete e vem alcançando bons resultados. Seu técnico e nós, os pais, gostaríamos de avaliação e seguimento especializado de um bom profissional da área de medicina esportiva, e como fomos seus alunos na EPM, gostaríamos de agendar uma consulta. O sr presta este tipo de seguimento para esta faixa etária? Qual o telefone de contato? Grata.

  11. estou usando o viril energy plus turbo for man, voçe conhece se conhece qual a formula para manipular obrigado, se nao e so jogar o nome no google e vai cair no remedio me informe por favor se compensa ou se tem outra formula igual e mais barata.

  12. Dr. Turibio, bom dia!
    Sou Químico e gostaria de saber se é comum graduados da nossa área trabalhar com ciências do esporte? Teria alguma área que absorva nossa mão de obra?
    Muito obrigado.
    Att.,
    Vinícius

  13. Ola Dr. Turibio, gostaria de saber o seguinte: Tenho um filho de 14 anos que treina futebol 4 vezes na semana e joga campeonato no final de semana. Gostaria de saber se eu poderia dar suplemento Whey Protein para ele, pois vários amigos dele tomam diariamente. Grato

  14. Boa tarde, Dr. Turíbio.
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelos artigos disponibilizados no site.Sou estudante de medicina aqui no Tocantins, onde pretendemos desenvolver um trabalho acadêmico visando o aumento do rendimento fisiológico do time de futebol da cidade. Gostaríamos de solicitar alguns direcionamentos ou mesmo dicas do senhor, seria de enorme aproveitamento para o nosso trabalho. Caso puder nos ajudar, gostaria de saber um endereço de e-mail para que possamos manter contato.
    Muito obrigado pela atenção.

  15. Olá Dr., Turibio, sou graduando em educação física e admiro muito o seu trabalho, estou desenvolvendo minha monografia relacionada com o soccer test, mas estou tendo certa dificuldade em encontrar material relacionado ao soccer test, caro Dr. se de alguma forma fosse possível norteia minha procura para melhor embasar minha pesquisa, seria de suma importância.
    Desde já lhe sou muito grato, abraço.

  16. Olá Dr. Turíbio, admiro muito o trabalho do Sr, aliás o Sr é referencia sempre e continuara sendo, gostaria se fosse de sua possibilidade uma orientação, estou na conclusão do curso de Educação Física, pretendo iniciar uma especialização, quero fazer algo voltado a preparação física o que me indicaria: fisiologia do esforço do treinamento desportivo ou treinamento desportivo ?

    Desde já meu, Muito Obrigado!

  17. Olá Dr. Turibio, Tudo joia?

    Sou estudante de Educação Física pela Faculdade Calafiori de São Sebastião do Paraiso MG,
    e na minha pesquisa de TCC fiz um teste de campo com o tema: A interferência do alongamento na velocidade em crianças de 10 anos.

    Fiz o teste usando um sensor pra disparar e parar o tempo, distancia de 33 metros, sendo os primeiros 30 metros correndo de frente e os outros 3 de costas. Os alunos correram de forma aleatória em 1 dia sem alongar e no outro dia passaram por uma sesão de alongamento estático (15 segundos) nos músculos flexores e extensores do joelho

    Obtive resultados que me intrigaram: Entre os 7 meninos , 6 correram mais rápido após a sesão de alogamento
    E entre as 7 meninas, 5 correram mais rápido sem alongar.
    Estatisticamente não houve diferença significativa nos tempos,
    mas na banca, certamente vão pedir uma explicação pra esse resultado.

    Por isso venho através deste, pedir sua ajuda para explicar o porque deste resultado,
    se você puder me passar um pouco do seu conhecimente para eu começar embasar a minha discussão de resultados…
    Ou se tiver algum artigo que fale sobre o assunto… pois eu estou procurando à semanas e não encontro nada na internet e nas bibliotecas da minha cidade!

  18. Boa noite, Dr. Turíbio!
    Sou um ciclista amador e curioso pela fisiologia do exercício, principalmente com questões relacionadas ao aproveitamento do o2 pelo corpo em atividades físicas. Ao longo de 05 anos fiz 04 ergoespirometrias e última me chamou especial atenção: meu vo2max caiu 20% em relação ao último teste, mas meus limiares anaeróbico e de compensação respiratória permaneceram os mesmos. Treino com frequencia e me considero mais condicionado que no último exame. Meus três primeiros testes foram em um laboratório X e o último no Y. Sei que pode haver um mundo de circunstâncias, principalmente o fato dos analisadores de gases não serem os mesmo, que influenciaram na diferença do vo2. Mas é possível ter variado tanto mesmo eu estando treinado?

  19. Dr Turibio, excelentes postagens !
    Gostaria de uma opinião sua…por gentileza, sobre o composto com glucosamina e condroitina.

    Meu treinador foi “condenado” a parar de correr por 2 médicos por conta de desgaste nas articulaçoes do joelho. Um 3° medico, maratonista também, americano, sugeriu que tomasse esse composto para experimentar. Um ano depois ele voltou normalmente aos treinos, sem qualquer dor. E esse não é um relato único dentre conhecidos meus.

    Você costuma recomendar também esse suplemento?
    grande abraço
    Lester

    1. Caro Lester. Obrigado
      De fato a glucosamina e a condroitina representam nutrientes capazes de ajudar na reparação do dano da cartilagem articular.
      O incrível é que a ANVISA ainda não autoriza sua venda aqui no Brasil como suplementos nutricionais
      Um grande abraço
      Turibio

  20. Olá Dr. Turibio. Boa Noite.
    Por favor, gostaria de vossa valiosa orientação no sentido de buscar a especialidade correta para diagnóstico e tratamento. Meu filho tem 20 anos, sempre praticou natação, luta, futebol e até esporte radical. Ocorre que somente agora começou a sentir fortes dores musculares, apos qualquer esforço muscular como o Sr. descreveu. No caso dele, existem alguns aspectos peculiares como por exemplo:
    – A dor surge algumas horas depois do exercitar o músculo.
    – A simples repetição de qualquer exercício por 4 ou 5 vezes, é suficiente para desencadear a dor.
    – A dor é somente no músculo exercitado, ininterrupta e dura até 3 semanas.

  21. Dr Turibio, li uma matéria sua hoje no globoesporte.com, na seção “Eu Atleta” sobre o colágeno para curar lesões nas cartilagens. Eu tenho condropatia patelar e até agora não encontrei um tratamento satisfatório, já não jogo futebol há quase um ano e pratico bicicleta apenas…Eu sou de Blumenau/SC, o senhor tem alguma indicação de como eu posso conseguir o esse tratamento com o colágeno ativado? Posso comprar por aqui? Como devo proceder. Aguardo a resposta e desde já agradeço. Obrigado pela atenção a mim e a todos os internautas.

  22. Dr. Turibio, o senhor nao é biomédico?
    Porque divulgas o título de fisioterapeuta e não biomédico fisiologista ?
    É SÓ uma curiosidade, e nao uma acusação.
    Acho que a biomedicina precisa de mais promoção nacional, principalmente por parte de profissionais de tamanha referência como o sr.
    o que acha ?
    Um abraço.

  23. Bom dia dr! Tudo bem?
    Sou estudante de edc fisica. Li seu postagem sobre respiração e fiquei com uma duvida… é errado incentivar os “alunos” a respirarem inspirando pelo nariz e expirando pela boca, como sempre fizemos???
    Por favor tire-me essa duvida!
    Grande abraço!

  24. Olá Dr. Turibio! Faz muitos anos que frequentei o Spa urbano (na R.19 de janeiro, se não me engano). Gostaria de saber de ele ainda existe, pois quero frequentar novamente.
    Desde já agradeço

  25. Dr turibio, bom dia

    Sou estudante de ed fisica(estou no 4 semestre),acompanho há bastante tempo seu trabalho, gostaria de consulta -lo,se existe algum email, para que eu possa entar em contato diretamente com o senhor.

    Objetivo do contato,seria tirar duvidas,e solicitar dicas, para o meu crescimento profissional.

    agradeço imensamente sua atençao.

    Marcello

  26. Boa tarde. Doutor gostaria de orientação sobre o uso de suplementos alimentares pois treino 4 x por semana tanto força como aeróbico de forma intensa . Agradeço atenção.

  27. Boa tarde Dr. Turibio,

    Li a sua matéria sobre o uso da Creatina e achei muito legal, no meu caso tenho um Linfodema na perna esquerda, o uso da creatina poderia acarretar em risco de aumento de inchaço na área com problema?

    Desde já agradeço a atenção.

  28. Boa noite dr.
    Ultimamente surgiu na faculdade novamente uma questão sobre o uso de creatina em jogadores de futebol de alto rendimento.
    Li muito sobre prós e contras e até opiniões somente do uso da creatina em pré temporada. Qual sua opinião sobre tema e alguns de seus mitos como possibilidade de lesões e aumento de massa dificultando rendimento velocidade agilidade e aceleração no futebol?
    Gde abc

  29. Boa Tarde Dr !
    Dr, queria uma informação se estiver no alcance do Sr, Dr eu sou formado em Educação Física e estou querendo iniciar uma Pós Graduação em Treinamento Desportivo só que ela é a distância, com a duração de 14 meses, e ao final do curso eu tenho que fazer uma avaliação (ou seja uma prova, presencial) e apresentar o trabalho de conclusão de curso.
    Queria saber se na opinião do Dr, o Dr aprova esse ensino a distancia desta disciplina, ou melhor se ela possui os mesmos parâmetros de um curso realizado presencialmente ?
    Desde de já Meu muito.
    Obrigado

  30. Prezado Mestre Dr. Turibio,
    Espero ter a sorte de receber o seu o conhecimento técnico sobre a fisiologia do exercício em uma criança . Meu filho de 10 anos joga e compete futebol nos EUA. Crianças não tem limite para realizar atividades físicas e não sei quanto tempo antes de uma partida de futebol seria indicado o repouso e quanto tempo antes do jogo atividades aeróbicas como natação deveriam ou não serem restritas . Gostaria de ler mais sobre a fisiologia do esporte para crianças , sou médica e, se o mestre sugerisse alguma das sua públicaçoes seria eternamente grata .
    Obrigada

      1. Prezado Dr. Turibio,
        Muito obrigada por esclarecer, orientar ,sanando assim as minhas dúvidas com tanto profissionalismo e gentileza ,quanto à recuperação muscular após atividade física na criança .
        Estarei seguindo as suas recomendações e espero encontra-lo pessoalmente em breve .
        Obrigada
        Dra.Flavia

  31. Prezado Mestre,

    Criança de 10 anos que pratica intensa atividade física pode tomar WHEY proteína ?
    Muito Obrigada
    Flavia

  32. Olá,
    Dr. Turibio,

    MEU NOME É ALADEMIR FERREIRA,
    TENHO 59 ANOS, GOSTARIA DE SABER SE SUA CLINICA ATENDE CONSULTAS PARA UMA AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE CONDICIONAMENTO FISICO, OU SOMENTE PARA ATLETAS PROFISSIONAIS??

    ESTOU NO INICO DE ATIVIDADE FISICA EM UMA ACADEMIA E JÁ PRATICO PILATES A APROXIMADAMENTE 1 ANO 4 MESES.

    SINTO A NECESSIDADE DA ATIVIDADE FISICA POR CONTA DE ORIENTAÇÃO MÉDICA E UM MELHOR CONDICIONAMENTO FISICO.

    COMO DEVO PROCEDER PARA SABER O VALOR DE CADA CONSULTA??

  33. Professor bom dia!!! Trabalho com corrida e atualmente estou fazendo uma pesquisa com dano muscular na corrida em dowhill, gostaria de ler esse paper de dor muscular e vitamina C e E, se puder me enviar, ficarei agradecido..abraços

  34. Se for possível gostaria que me desse algumas dicas de como aliviar as dores da tendinite, estou com tendinite no quadril e prático corrida de rua, já estou na segunda serie de 10 sessões de fisioterapia e não estou vendo melhoras meu rendimento na corrida caiu muito, desde já meu muito obrigado.

  35. Prezado
    Dr Turibio
    Sou um grande curioso em assuntos ligados a preparação fisica, nutrição e qualidade de vida. Leio muito sobre esses assuntos. Eu tenho grandes curiosidades, sobre matérias ligadas ao suplemento de Cloreto de Magnésio. Já li bastante. Assisti vários vídeos. Nas literaturas sobre Cloreto de Magnésio, são constantes os comentários de que ele está presente em mais de 350 processos enzimáticos no nosso organismo e que usado, há mais de 2000 anos na medicina oriental. Os beneficios, são inúmeros. Eu mesmo faço uso há 6 meses. Conheço relatos de conhecidos que usam há mais de 3 anos. O que tomamos conhecimento, é de que os grandes grupos farmaceuticos não tem o menor interesse em divulgar este mineral, por ser barato e de provocar um nível de equilíbrio tal que as pessoas deixariam de consumir vários medicamentos de uso continuo. Pelo que conclui, o Cloreto de Magnésio, deveria ser suplementado por todos, inclusive atletas, por terem a dieta muito rica em proteínas e pelo stress da vida moderna, que é o grande vilão da eliminação do Cloreto de Magnésio, assim como açucares em geral, cafeína, etc.
    O senhor teria mais informações sobre este mineral?

  36. Olá Dr Turibio
    Na reportagem publicada no site do GE “Aminoácidos e proteínas ajudam a evitar a perda de massa muscular” o senhor menciona um estudo da Universidade do Texas sobre o assunto. Seria indelicado da minha parte solicitar ao senhor o título do artigo? Interesso-me muito pelo assunto e gostaria de ler este artigo. Ficaria muito grato se puder me ajudar.
    Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho.

  37. Dr, primeiro gostaria de parabenizá-lo pela clareza com que o Sr transmite as informações, eu tenho uma dúvida, que acredito ser de muitos que tem como objetivo o ganho de massa muscular. Com as diversas opções de suplementação existentes no mercado, qual a combinação seria a mais recomendada para o pré-treino, durante e o pró-treino, dentre os seguintes principais produtos disponíveis: Maltodextrina, BCAA, Creatina, Whey Protein.
    Obrigado e grande abraço

    1. Marcus. É muito dificil fazer uma orientação fazer uma orientação sem conhecer as informações indivduais
      Teoricamente Whey e Malto são para pós treino BCAA e Creatina são para uso cumulativa sem relação direta com o momento do treino
      Grande abraço
      Turibio

  38. Dr. Turibio, estou interessada em massagem desportiva para meu filho que está sofrendo com “mal jeito” nas costas e musculos. O Sr. teria uma clinica ou proffissional competente para tal pratica. Se não me engano o Sr. tem uma clicica no Itaim, ou estou confundindo as coisas. Aguardo resposta. Obrigada.

  39. Olá Dr. gostaria de uma luz…Estou retornando a pratica esportiva após 3 meses de recuperação da minha terceira lesão muscular no posterior da coxa direita. Após a fisioterapia, estou fazendo pilates e também acabei de realizar um ultrasom no qual mostrou estar tudo normal, porém, sinto um desconforto diário, principalmente quando tento alongar (tenho uma sensação de que vai rasgar, entende). Já joguei 3 partidas de futebol e nada aconteceu, mas não sei o pq tenho essa limitação. O Dr. pode me ajudar?

  40. Dr,

    Jogo futebol no período da manhã e gostaria de saber se uma camisa de compressão de manga comprida seria indicado para esta atividade. Meu principal objetivo é não ter que passar protetor solar toda vez que for jogar, mas tenho medo que esta camisa possa esquentar demais.

    Grato pela atenção.

  41. Olá Dr, eu gostaria de saber porque em alguns casos de lesões no joelho ou em volta do mesmo, depois de algum tempo fica como se fosse um buraco na coxa, ou seja uma parte afundada, como se fosse uma perda de massa ou algo do tipo, ou não há nada relacionado a isso ?
    Desde já Meu Muito Obrigado !!!

  42. Dr Turibio bom dia, sou cardiologista ha 27 anos em Santos e torcedor fanático do São Paulo, mandei pela segunda vez um e-mail para o tricolor dizendo da falta que o Sr faz nesta equipe atualmente. A preparação fisica do time esta péssima, não se consegue mais ver o time correndo até o final da partida. Precisamos voltar com aquele trabalho que o sr fez muito bem.
    Volta para o tricolor Dr Turibio

  43. Como faço para agendar uma consulta com Dr. Turibio ? Meu filho sofreu uma contusão na canela jogando futebol com amigos faz um mes mais ou menos. Formou uma bola de tenis de calombo, já abaixou, ele vem fazendo compressas geladas diarias e ainda incomoda muito. Queremos marcar uma consulta para evitar danos futuros. Espero resposta

  44. Dr. Turibio
    Poderia me ajudar numa dúvida ?
    Tenho fibromialgia e agora recebi um diagnostico de reumatismo no sangue. Gostaria de saber se tomar colageno UC 2 ajudaria no meu problema. Já tomei muito glucosamina e condroitina. Em caso positivo qual a melhor marca.
    Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s