Qual é de fato a verdade sobre as chamadas bebidas energéticas? Estas bebidas se tornaram muito conhecidas a partir do seu consumo por frequentadores de casas noturnas e por sua inevitável associação com o consumo de álcool, passaram a ser vistas com um certo estigma.
Na realidade, a composição destas bebidas não apresenta nada que possa ser considerado prejudicial à saúde. O único componente que pode merecer cautela é a cafeína. Uma lata de Red Bull, marca mais conhecida, contém 80 miligramas de cafeína. Se lembrarmos que uma xícara de café forte contém de 50 a 100 miligramas de cafeína, e uma xícara grande de chá pode conter em torno de 40 miligramas, a latinha de energético não seria nenhuma bomba ou coisa parecida.
O problema geralmente está associado com o exagero do consumo. Como a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, o exagero pode ser prejudicial. Neste caso, o eventual prejuízo seria o mesmo de que abusa do café. Na verdade, a cafeína é até utilizada por atletas para melhora de desempenho, e seus efeitos ergogênicos são comprovados na literatura científica.
Além da cafeína, a latinha de energético contém taurina, que é um amino-ácido, a glucoronolactona que é um carboidrato e o complexo de vitaminas B. Como podemos perceber, nada que possa inspirar receio ou prejuízo à saúde.
Os efeitos da cafeína, inclusive associaram o consumo do Red Bull ao ambiente do esporte, e podemos dizer que a latinha saiu da noite para ganhar espaço nas quadras, pistas e campos esportivos.
A consideração que merece ser feita diz respeito ao seu consumo associado às bebidas alcoólicas. Na verdade o problema está no álcool e não no energético. Se a bebida é misturada com álcool, ela tem o mesmo papel de um refrigerante ou da água de coco, por exemplo. A eventual consideração de ela estimular o consumo de álcool não encontra fundamentação lógica.
O que existe é um marketing muito bem elaborado que criou uma espécie de “aura” de magia em relação ao produto, que tenta inclusive usar a linguagem figurada de “dar asas” !
o que vc acha dos energéticos da monavie, que dizem ser o unico natural, o unico que se pode tomar todos os dias como se fosse um refrigerante, e que ainda, vem com pó de frutas crioliofilisadas aproveitando a casca e sementes?
Rodrigo, confesso que não conheço. Vou procurar me informar. Grande abraço
Pergunto ao Mestre Turíbio: Quantas xícaras de café ao dia podem ser tomadas, de forma a não prejudicar o sistema nervoso central?
um abraço,
Julio, a dose diária de cafeína ou número de chícaras de café depande muito de cada indivíduo.
É muito difícil estabelecer um padão. A sensibilidade á cafeína varia muito.
Um grande abraço
Dr. Turibio, eu ouvi dizer uma vez de uma nutricionista que o problema seria a cafeína estar juntamente com a taurina, por elas terem efeitos antagônicos. Isso faz algum sentido?
Abraços!
Fernanda, com certeza não tem sentido.
Grande abraço
Turibio