O EXERCÍCIO E A GORDURA “SAUDÁVEL”

2015-10-06 20.28.00

O exercício é um dos hábitos mais poderosos para melhorar a saúde contra doenças metabólicas.

Não é de hoje que os profissionais da área da saúde falam sobre os benefícios invisíveis da atividade física e recomendam fortemente sua prática regular.

Mesmo quando não promove a perda de gordura e o tão desejado corpo perfeito, o exercício proporciona benefícios cardiometabólicos muito importantes.

De acordo com uma revisão recentemente publicada no Exercise and Sports Sciences Reviews (foto), o exercício é capaz de melhorar a “saúde” das células adiposas: “make fat cells fit”.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Missouri, tal benefício se dá principalmente por dois motivos: melhora da função mitocondrial e redução da inflamação.

Hoje sabemos que existe uma relação direta entre obesidade e inflamação. Isto ocorre porque o tecido gorduroso libera substâncias inflamatórias que dentre outros efeitos deletérios, favorecem o aparecimento de placas de ateroma e aumentam a resistência à insulina, favorecendo o aparecimento da diabetes tipo 2. Apesar dos mecanismos pelos quais o exercício ajuda a combater a inflamação originada pelo tecido adiposo ainda não estarem totalmente esclarecidos, sabe-se que tal efeito anti inflamatório desempenha um papel fundamental para se evitar as doenças metabólicas. Esse benefício é especialmente importante para mulheres pós menopausa ou pós retirada dos ovários,  pois nesses casos a mulher deixa de produzir o hormônio estrogênio que a protegia contra essas doenças e o exercício tem ação protetora similar a este hormônio.

Portanto, a prática regular de exercícios físicos promove inúmeros benefícios que devem ser muito mais valorizados do que aqueles que podem ser computados pela balança.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s