O EXERCÍCIO E A GORDURA “SAUDÁVEL”

2015-10-06 20.28.00

O exercício é um dos hábitos mais poderosos para melhorar a saúde contra doenças metabólicas.

Não é de hoje que os profissionais da área da saúde falam sobre os benefícios invisíveis da atividade física e recomendam fortemente sua prática regular.

Mesmo quando não promove a perda de gordura e o tão desejado corpo perfeito, o exercício proporciona benefícios cardiometabólicos muito importantes.

De acordo com uma revisão recentemente publicada no Exercise and Sports Sciences Reviews (foto), o exercício é capaz de melhorar a “saúde” das células adiposas: “make fat cells fit”.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Missouri, tal benefício se dá principalmente por dois motivos: melhora da função mitocondrial e redução da inflamação.

Hoje sabemos que existe uma relação direta entre obesidade e inflamação. Isto ocorre porque o tecido gorduroso libera substâncias inflamatórias que dentre outros efeitos deletérios, favorecem o aparecimento de placas de ateroma e aumentam a resistência à insulina, favorecendo o aparecimento da diabetes tipo 2. Apesar dos mecanismos pelos quais o exercício ajuda a combater a inflamação originada pelo tecido adiposo ainda não estarem totalmente esclarecidos, sabe-se que tal efeito anti inflamatório desempenha um papel fundamental para se evitar as doenças metabólicas. Esse benefício é especialmente importante para mulheres pós menopausa ou pós retirada dos ovários,  pois nesses casos a mulher deixa de produzir o hormônio estrogênio que a protegia contra essas doenças e o exercício tem ação protetora similar a este hormônio.

Portanto, a prática regular de exercícios físicos promove inúmeros benefícios que devem ser muito mais valorizados do que aqueles que podem ser computados pela balança.